Esses últimos 10 dias foram tão loucos que a gente não conseguiu postar nada.
O interesse pela culinária tem trazido um mundo novo e encantador a cada teste, a cada degustação.
Os brigadeiros, os bolos de pote, as cocadas, os cheesecake fazem com que, a cada dia, as cores e sabores tragam momentos inesquecíveis.
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Momento delícia
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Um doce, uma mãe!
Começando o fim de semana das mães, a gente tem que pensar em alguma coisa que agrade a nossa querida.
Comigo não foi diferente.
Aproveitando que ela não estava em casa, resolvi experimentar dois tipos de brigadeiros.
Fiz brigadeiro de chocolate com pimenta e brigadeiro branco com leite ninho.
O resultado eh o da foto.
Eu amei. Vamos ver se ela gosta!!
As receitas e dicas vêm no próximo post!
Feliz dia das mães pra todas elas, principalmente pra minha!!!
Bruna
terça-feira, 5 de maio de 2015
A primeira vez a gente nunca esquece
A nossa primeira experiência culinária aconteceu há mais ou menos 1 mês, no dia 11/04/2015.
No dia, já pensando na construção desse blog, escrevi a primeira postagem:
11/04/2015
Uma semana atrás assistimos um
montão de programas culinários na televisão.
De lá pra cá cada uma ficou com
uma idéia fixa: Eu queria fazer o peixe com ervas finas e a mamãe, o bolo
cremoso.
Engraçado que não foi feito
nenhum dos dois.
Não tínhamos comprado os
ingredientes e alguns deles eram bem difíceis de encontrar. Resolvemos que
faríamos algum prato especial.
Depois de procurar em alguns
sites resolvemos que faríamos a nossa primeira experiência culinária em
homenagem à vovó com o pudim com calda de baba de moça.
A homenagem a vovó Ia (Maria) é
um capítulo à parte neste relato.
A gente lembra tanto dela todos
os dias que ficaria, no mínimo, estranho não lembrar enquanto cozinhamos.
Resolvemos que faríamos uma
receita por semana. Exercitaríamos as nossas habilidades na cozinha até o final
do ano em sua homenagem.
Espero que a gente consiga.
Já que experimentar sempre foi a
sua maior característica.
Sei que onde ela estiver, estará
se deliciando com os quitutes.
Essa receita eh Top!!!
Receita do pudim com calda de baba de moça (Fonte – Cozinha Pratica)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h40
Nível de dificuldade: médio
Para fazer a calda
Ingredientes:
¾ de xícara (chá) de açúcar
¼ de xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Preaqueca o forno a 150ºC
(temperatura baixa).
Numa tigela, dissolva a água com
o açúcar. Transfira para uma forma de pudim grande (com furo no meio), com
cerca de 24cm de diâmetro.
Leve a forma diretamente ao fogo
baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma
coloração levemente dourada - leva cerca de oito minutos.
Segure a forma com um pano de
prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.
Para fazer o pudim
Ingredientes:
10 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Separe as claras das gemas: bata
o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra, mantendo a gema em
uma delas. Deixe a clara escorrer em uma tigelinha. Transfira a clara para a
vasilha da batedeira e separe a gema em outro recipiente. Repita o procedimento
com todos os ovos.
Use sempre uma tigelinha para
escorrer as claras uma a uma, antes de adicionar aos outros ingredientes.
Assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde tudo o que já colocou na
tigela da batedeira.
As gemas reservadas podem ser
usadas no preparo da baba de moça. Guarde na geladeira.
Bata as claras na velocidade
baixa da batedeira com uma pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a
velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando
picos durinhos - cerca de dez a 15 minutos.
Neste ponto, acrescente o açúcar
aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais dez minutos, até formar um
merengue firme.
Leve uma chaleira com um pouco de
água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim.
Com uma colher de sopa, transfira
as claras para a forma que você já caramelizou: espalhe uma camada, alise com
as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem -
desta forma, o pudim fica mais uniforme e não corre risco de ficar com buracos.
Coloque a forma em uma assadeira
retangular e leve ao forno. Regue a assadeira com água fervente para formar o
banho-maria. Deixe assar por uma hora ou até que o pudim fique bronzeado e
estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sair do forno, voltará à
altura original.
Retire do forno e aguarde cinco
minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se
queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a
beiradinha que costuma grudar na forma. Coloque um prato de bolo com borda alta
(para conter a calda) sobre a forma e vire de uma vez, o mais rápido o possível
- porque a calda vai escorrer.
Quando esfriar, leve à geladeira.
Para fazer a baba de moça
Ingredientes:
10 gemas
1 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 garrafa pequena de leite de
coco (200ml)
Modo de preparo:
Passe as gemas pela peneira,
pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na
peneira e reserve as gemas na tigela.
Numa panela pequena, dissolva a
água com o açúcar, misturando com o dedo indicador (pode fazer assim que dá
certo!). Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20
minutos, até que a calda atinja o ponto de fio (mergulhe e levante a colher: se
formar um fio fino entre as gotas, está pronta).
Desligue o fogo e deixe esfriar
por cinco minutos.
Misture o leite de coco. Junte as
gemas, misture bem e volte a panela ao fogo baixo. Cozinhe sem parar de mexer,
com uma espátula de silicone ou colher de pau, por oito minutos ou até
engrossar um pouco.
Atenção: durante este processo,
caso o creme comece a grudar no fundo da panela, retire do fogo, mexa
vigorosamente para resfriar e volte a panela ao fogo. Repita quantas vezes for
necessário para evitar a formação de grumos. Lembre-se de que, ao esfriar, o
creme engrossa bastante - ele deve sair do fogo com uma consistência de mingau.
Transfira a baba de moça para uma
tigela e cubra com um filme, deixando-o em contato com o creme - isto evita a
formação de uma película endurecida. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Quem somos nós?
Nós somos mãe e filha.
Eu sou a filha, me chamo Bruna, sou Psicóloga e nunca tinha me interessado pela arte culinária. Exceto porque eu adoro comer "comida boa".
A minha mãe é uma chef de "mão cheia". Seu nome é Maria Tereza. Ela é economista, mas a sua paixão pela cozinha é tão grande que ela empreendeu e abriu uma galeteria: Tele Chicken Delivery.
Juntas, nós estamos experimentando na cozinha!!! Algumas vezes dá certo, outras nem tanto. Mas o que realmente importa é cada momento de descontração que nós temos.
A ideia deste blog é dividir as nossas experiências culinárias com as pessoas que a gente gosta.
Assinar:
Postagens (Atom)

